Star Wars A Guerra Dos Clones Temporada:3

Star Wars A Guerra Dos Clones Temporada:3

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Zaifo-Vias



Data de morte:32 ABY
Espécie:Humano
Gênero:Masculino
Cor do cabelo:Preto
Era(s):Era da Ascensão do Império
Afiliação:Jedi, República Galáctica


"Mestre Jedi Zaifo-Vias ainda é um membro importante do Conselho Jedi, não é?"
―Primeiro Ministro de Kamino Lama Su para Obi-Wan Kenobi
Zaifo-Vias foi um Mestre Jedi na Ordem Jedi.

BIOGRAFIA

Zaifo-Vias foi um dia um grande amigo do Mestre Dookan, e tinha o dom de premonição. Ele predizia a guerra que ainda vinha, e sabia que a República iria então enfrentar tempos difíceis.
Chanceler Supremo Palpatine, que era na verdade Darth Sidious, manipulou e enganou Zaifo-Vias para comissionar secretamente um exército de clones em Kamino, para defender a República. Antes disso, Dookan havia deixado a Ordem Jedi, e se juntado à Darth Sidious. Ele soube das ações de Zaifo-Vias por seu Mestre, e Sidious também revelou que eles poderiam usar o exército clone para seus próprios fins. Como um teste final de sua lealdade ao lado negro da Força, Dookan assassinou Zaifo-Vias e tomou controle do projeto ele mesmo. Era a verdadeira intenção de Sidious usar Vias como uma desculpa para criar um grande exército de clones.
Dookan manteve o corpo de seu velho amigo congelado por anos, até que o Clã Bancário InterGaláctico começou com seus planos de tornar o senhor da guerra Kaleesh, General Grievous, em um grande ciborgue e estrategista supremo dos exércitos Separatistas. Dookan usou Zaifo-Vias para uma transfusão de sangue para o General. Uma vez que a transformação de Grievous em ciborgue foi completada com sucesso, Dookan deu a ele um presente muito especial; O sabre de luz azul do Mestre Zaifo-Vias.
Quando Obi-Wan Kenobi viajou para Kamino para investigar a fonte do dardo que matou a quase-assassina de Padmé Zam Wesell, o primeiro ministro Kaminoano Lama Su informou Obi Wan que Zaifo-Vias pediu a criação de um exército clone em Kamino sob pedido do Senado, para ajudar a República Galáctica. O Conselho Jedi não sabia do pedido até que Kenobi os informou após se encontrar com os Kaminoanos.
Em 22 ABY, o exército de Zaifo-Vias foi eventualmente revelado e usado nas Guerras Clônicas pela República. Três anos depois, seria usado para dizimar os Jedi de acordo com a Ordem 66.


NOS BASTIDORES

O nome original do personagem em inglês, Sifo-Dyas foi traduzido para o português como Zaifo-Vias no Brasil, para evitar trocadilhos.
A única vez que Zaifo-Vias aparece em carne e osso é na história em quadrinhos Star Wars: Visionaries.

APARIÇÕES

The Eyes of Revolution (Primeira aparição)
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (Primeiramente mencionado)
Labyrinth of Evil (Fonte é ambiguamente canônica)
Dark Lord: The Rise of Darth Vader (Fonte é ambiguamente canônica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário